TWO STROKE

ACIDENTES DE MOTO, PODEMOS EVITAR?

Publicado em 02/03/2024Two Stroke 117

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Crédito da Imagem: Billal Law Firm (Accident and Injury Lawyers)

Essa é pra você, motociclista que se preocupa com os números de acidentes de moto.

Em uma entrevista com o presidente da ABRACICLO em 14 de maio de 2019, perguntei, entre outros assuntos, sobre os números de acidentes envolvendo motocicletas e também sobre as eventuais políticas para prevenção e conscientização. Fiquei surpreso por estes dados não serem computados e publicados pelo governo, o que leva a associação a SUPOR, a INTUIR o que ocorre.

Hoje dei uma olhada no site da ABRACICLO e segue um trabalho antigo, feito pela associação em parceria com a Universidade de São Paulo, contabilizando os acidentes de moto ocorridos em uma pequena região da cidade de São Paulo, trazendo para o conhecimento de todos uma estatística que, mesmo com pequena amostragem, traz uma ideia sobre as ocorrências em moto em números.
A pesquisa apontou algumas características neste pequeno universo de trezentas e vinte e seis ocorrências, que foram:

  • 92% das vítimas eram homens em idade média de 29,7 anos;
  • 58% cursaram até o ensino médio e;
  • 20% ensino superior;
  • 62% tinham renda média de 1 a 3 salários mínimos;
  • 73% utilizaram a moto como transporte;
  • 23% utilizaram como trabalho;
  • 55% já haviam sofrido acidentes antes e;
  • 18% já haviam sido internados nos acidentes anteriores;
  • Em 57 vítimas sem habilitação houveram 67% de lesões graves, contra;
  • 43% de lesões graves dentre 247 vítimas habilitadas.
Assim seguem os dados coletados, que conseguem, mesmo com pequeno número e área restrita, iniciar um desenho de perfil do motociclista acidentado. Seria de fundamental importância que estatísticas como essa fossem adotadas pelo governo, para que pudessem ser traçadas políticas de prevenção, de conscientização e também ações que "DE FATO" atingissem o seu alvo, que seria no caso as pessoas que utilizam a moto como transporte, trabalho ou lazer, como único meio de transporte e todos englobados por este universo.

Os dados estão perdidos por aí, mas deveriam ser centralizados e tratados com a devida atenção, o que evitaria a morte de muitas pessoas, danos materiais, lesões crônicas, custos de tempo fora do trabalho e o inevitável custo bilionário de atendimentos e tratamentos nas redes hospitalares.

Digo com sinceridade que ainda não entendi por que não tentamos lidar com isso de maneira mais preventiva e menos paliativa.

Saber exatamente os números pode nortear qual ação deve ser tomada, mas se ficarmos INTUINDO e SUPONDO como funciona o problema, seguiremos com perdas de vidas, com sequelas graves e com um desperdício descomunal de dinheiro, que poderia ser evitado ou ao menos minimizado em grande parte.

Fica a reflexão para nós que gostamos de moto: Como ajudar a diminuir os acidentes? Quais caminhos nós devemos percorrer para melhorar tudo isso, para evitar consequências graves? Pedir atenção ao parlamentar que você elegeu? Qual a nossa parte neste assunto?

De qualquer forma dá pra saber o quanto podemos melhorar com apenas algumas pesquisas simples.
Então, não espere que as coisas melhorem, façaa elas melhorarem, cobre do seu político uma posição!
Aproveite para dar uma olhada nesses números e pesquisas no site da ABRACICLO (abraciclo.com.br/site).
Faça sempre sua parte, procure pilotar com prevenção e segurança.

Depois de pensar e falar sobre um FUTURO já presente, lembre de, "Tomar cuidado", "Pilotar com Segurança", Usar Capacete" e "SER LIVRE"!

Caso prefira ouvir esta matéria, basta clicar no áudio abaixo:

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Vou aproveitar pra te convidar a escutar a programação da Rádio 4 Tempos, com ótimos programas pra quem gosta de Rock, Blues e tudo que está nas entrelinhas.
Mande suas sugestões de assuntos do motociclismo e da música para radio4tempos@gmail.com

Referências

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